Ele é constituido por meias velhas, lixo, resto de comida, leite estragado etc. Obteve vida própria quando Ricardo, sem intenção, introduziu o pote de Gumball onde a nojeira estava contida no microondas. Através da radiação produzida pelo aparelho, a nojeira adquiriu vida e Gumball e Darwin decidiram criá-lo como se fosse filho deles, até que começou a tornar-se perigoso e a ingerir todos os que encontrava, provocando o caos em Elmore. Agora vive congelado na geladeira, visto que Gumball não teve coragem de o eliminar.
Kenneth parece ser uma criatura maliciosa e perigosa. A única coisa que parece gostar de fazer é comer pessoas, e uma vez que ele consome alguém, as suas dimensões físicas aumentam. Quando é ainda pequeno, ele parece ser muito amistoso mas à medida que aumenta de tamanho, vai-se hostilizando, acabando por se converter no monstro que é.
Força Sobre-Humana: Kenneth possui uma incrível força física, ele ao lutar contra Hector Jotunheim ele quase o venceu.
Durabilidade: Kenneth possui uma resistência enorme, sua única fraqueza é a água
Gigantismo: Toda vez que come alguém, Kenneth é forçado a adaptar seu corpo dependendo do que comeu e isso acaba causando um variado crescimento que pode alcançar o gigantismo.